Barco-escola do IMA retorna com aulas sobre CELMM

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Instituições já agendaram participação para o mês de fevereiro

Elayne Pontual

2e191c7a-ec92-4936-a9ca-f1cc453cf9f2Aulas de educação ambiental a céu aberto e contato direto com a natureza são algumas das atrações oferecidas pelo projeto Navegando com o Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL). O barco-escola, como também é conhecido, retorna nesta segunda-feira (06), após um breve período de recesso, com a participação de alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Além do passeio com os estudantes da Ufal, três aulas já estão agendadas para o mês de fevereiro. Na próxima sexta-feira (10), as atividades serão direcionadas a um grupo do projeto Jovens Protagonistas da Costa dos Corais, de São Miguel dos Milagres.

Na segunda-feira (13), o projeto atenderá alunas da Escola Estadual Professora Maria Lúcia Lins de Freitas, de Maceió. E, no dia 17, estudantes da Ufal serão atendidos pelo projeto. As aulas duram cerca de 90 minutos e, durante todo o percurso, os participantes recebem informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), a fauna, a flora e os aspectos sociais do entorno.

A bordo do catamarã, técnicos do Instituto especializados em diversas áreas – a equipe multidisciplinar conta com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados – apresentam a estudantes, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade, aspectos da biodiversidade e os principais problemas existentes no CELMM.

As aulas começam na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, e prosseguem com o embarque no catamarã. As atividades acontecem toda semana e podem ser agendadas com o gerente de Educação Ambiental, Pedro Normande, pelo telefone (82) 98833-3840.

2016

Em 2016, o projeto recebeu mais de 3 mil pessoas e realizou 89 aulas no barco-escola. Os participantes têm entre 10 e 80 anos. No entanto, a maior parte do público atendido é composta por alunos do ensino médio de escolas da rede pública, estadual e municipais, com faixa etária que varia entre 13 a 19 anos.