IMA recebe veículo referente à TAC firmado com Sindaçúcar

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Caminhonete irá reforçar o trabalho de fiscalização do Instituto

Elayne Pontual e Klaus Roger

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) recebeu, nesta terça-feira (18), uma caminhonete Amarok 4×4 doada pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar/AL).

O veículo foi adquirido após acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) para recuperação de áreas de matas ciliares que haviam sido desmatadas para o plantio de cana de açúcar. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado com o setor sucroalcooleiro em 2009.

De acordo com Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, o veículo irá reforçar o trabalho de fiscalização do Instituto. “A caminhonete veio para somar. Faremos bom uso de mais este recurso colocado à disposição de nossa equipe, para que nossas ações sejam ainda mais céleres”.

Este é o segundo veículo que o IMA recebe por meio do TAC firmado com o sindicato, outra caminhonete do mesmo modelo foi entregue em 2016 e serve de apoio nas operações em campo do órgão desde então.

A substituição das plantas nativas pela cana de açúcar tornou o processo de desmatamento da mata atlântica mais intenso. Foi, justamente, para diminuir os efeitos desse problema que o TAC foi firmado com o compromisso de que as Usinas recuperariam parte da mata ciliar criando assim corredores florestais.

TAC

O TAC é um documento assinado pelas partes que se comprometem a compensar os danos causados ao meio ambiente. Uma vez que o TAC é aprovado, o compromissário pode transformar até 70% do valor da multa recebida em algum tipo de compensação.

Entre as compensações possíveis, que inclui Plano de Recuperação de Área Degradável (PRAD), encontra-se também a doação de equipamentos que possam ser úteis para as ações dos órgãos públicos. O IMA já recebeu notebooks, GPS, máquinas fotográficas, drone, medidor da qualidade do ar, entre outros equipamentos que servem para que o órgão continue realizando trabalhos para promoção de uma sociedade mais sustentável.