IMA realiza ciclo de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água

Evento acontecerá no próximo dia 21, no auditório da Casa da Indústria

Elayne Pontual

O Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é comemorado todo dia 22 de março e marca uma série de debates em diversos países sobre o uso desordenado e a preservação dos recursos hídricos. Com foco na conscientização e sensibilização da população em relação à temática, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) fará um ciclo de palestras, no próximo dia 21, no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h.

A atividade pretende reunir estudantes universitários em torno das discussões sobre a preservação e recuperação dos recursos hídricos do Estado. Para Andréa Izidro, consultora ambiental do IMA, a discussão da temática é fundamental. “Buscamos, através desse momento, sensibilizar os estudantes para uma maior discussão sobre a importância e preservação deste bem fundamental para a sobrevivência no planeta”, ressaltou.

Monitoramento hidrológico e sustentabilidade hídrica serão alguns dos temas apresentados. O evento reunirá três estudiosos que discorrerão sobre a necessidade e as vantagens de preservarmos nossos recursos hídricos.

Além do ciclo de palestras, o IMA preparou uma programação que irá do dia 19 ao dia 26 de março, todas para dar visibilidade à temática. A Semana da Água iniciará com o encerramento do Projeto Nossa Praia, no dia 19, na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, das 9h às 14h, e segue no dia 22 com o início da Exposição do II Concurso de Fotografia Ambiental, no Parque Shopping Maceió.

No dia 26 haverá uma EcoTrilha margeando a Laguna Mundaú, partindo da Base descentralizada do IMA em Marechal Deodoro, na Ilha de Santa Rita, às 8h. O público alvo será a comunidade em geral, além de grupos organizados de ciclismo, cavalgada, entre outros.

Ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h:

Tema: A Importância da Sala de Alerta no Monitoramento Hidrológico Meteorológico do Estado de Alagoas
Palestrante: Vinícius Nunes Pinho, mestre em meteorologia (Semarh)

Tema: Projeto Mutum-de-Alagoas
Palestrante: Luciano Barbosa, biólogo (IPMA)

Intervalo

Tema: Sustentabilidade Hídrica: Como Concebê-la?
Palestrante: Ulysses Gomes Cortez Lopes, mestre em ecologia (Ufal)