Proteção Integral

Reserva Ecológica – Resec

A Reserva Ecológica (Resec) constitui uma categoria de Unidade de Conservação anterior ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que garante o reconhecimento de áreas em ecossistemas de alta fragilidade ambiental, conferindo características de proteção integral do meio.

São duas existentes no Estado:

  • Resec do Saco da Pedra;
  • Resec de Manguezais da Lagoa do Roteiro.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), a classe Resec não mais se constitui como um tipo de Unidade de Conservação reconhecida, cabendo aos órgãos executores a sua adequação. Por este motivo, estão sendo promovidos estudos no IMA para a reclassificação das Reservas Ecológicas existentes.

[accordion open=”0″]
[accordion-item title=”Resec do Saco da Pedra”]

A Reserva Ecológica do Saco da Pedra possui uma área aproximada de 87 ha, inserida no município de Marechal Deodoro, abrangendo parte do cordão arenoso sul que constitui a desembocadura do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba.

Foi criada pelo Decreto nº 6.274/1985, com objetivo à preservação integral do meio natural, sendo limitada todas as interferências sobre este ecossistema, sendo permitidas apenas aquelas voltadas a possibilitar a estabilidade e preservação do local.

Localizada dentro dos limites da área de Proteção Ambiental de Santa Rita, com uma vegetação pioneira de restinga sob influencia marinha e flúvio-marinha, cordões arenosos e manguezal.

AÇÕES NA RESEC DO SACO DA PEDRA

As ações ambientais promovidas pelo IMA na Resec do Saco da Pedra são monitoramento periódico da sua área e entorno, bem como o apoio do BPA no disciplinamento de visitas de turistas e banhistas. No Instituto, estão sendo elaboradas propostas para a Resec a fim de adequar sua categoria as existentes ao Snuc, verificando as possibilidades dentre as categorias de Unidades de Conservação existentes, garantindo assim a implementação do seu objetivo de criação.

Além da reclassificação, prevê-se uma possível ampliação e estabelecimento de limites devidamente georreferenciados, devido ao fato de a mesma compor uma área de constante modificação morfológica.

[/accordion-item]
[accordion-item title=”Resec Manguezais da Lagoa do Roteiro”]

A Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa do Roteiro possui uma área de 742 ha e abrange os municípios de Roteiro e Barra de São Miguel.

Foi criada pelo Decreto nº 32.355/1987, com objetivo da preservação integral do meio natural, sendo limitadas todas as interferências sobre este ecossistema, sendo permitida apenas atividades como a pesca tradicional e coleta de moluscos e outros recursos pesqueiros.

Esta reserva é banhada pela Lagoa de Roteiro, com uma grande área preservada de manguezais, de beleza cênica ímpar, proporcionando um visual deslumbrante.

AÇÕES NA RESEC DE MANGUEZAIS DA LAGOA DO ROTEIRO

As ações ambientais promovidas pelo IMA na Resec de Manguezais da Lagoa do Roteiro são monitoramento periódico da sua área e entorno e acompanhamento das comunidades tradicionais que vivem em seu entorno, principalmente do Povoado do Mangue da Palatéia. No Instituto, estão sendo elaboradas propostas para a Resec a fim de adequar sua categoria as existentes ao Snuc, verificando as possibilidades dentre as categorias de Unidades de Conservação existentes, garantindo seu objetivo de criação.

Com a reclassificação, prevê-se o estabelecimento de limites devidamente georreferenciados e uma melhor conformidade com os usos das comunidades tradicionais que sobrevivem dos recursos naturais da laguna do Roteiro, em destaque a produção de ostras e o disciplinamento da expansão natural do povoado perante as áreas naturais de entorno.

[/accordion-item]
[/accordion]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *